O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (31)
Em um evento emocionante e cheio de significado, a comunidade de Tanque Senzala se reuniu, na quadra da comunidade, para celebrar a força e a resiliência da mulher negra em um desfile de beleza empoderador.
O evento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), na quadra da comunidade, reuniu mulheres de diversas idades e origens, todas unidas em um propósito comum: honrar suas raízes e lutar por um futuro mais inclusivo e igualitário.
O desfile, produzido pelo Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado ao CRAS de Oliveira dos Campinhos, que tem como coordenadora Jaqueline Paim, foi uma oportunidade de celebrar a história de Tanque Senzala e das mulheres que participaram da sua história através de um poema escrito e declamado pela Tia Edite.
Logo em seguida, as participantes, vestidas com trajes tradicionais e contemporâneos, desfilaram pela passarela, exibindo com orgulho sua identidade e raízes culturais.
Músicas, danças e manifestações de arte através da exposições de escritores mirins, da Escola Visconde de São Lourenço, foram utilizadas para expressar a força, a resiliência e a criatividade dessas mulheres, que desempenham papéis fundamentais na comunidade.
O evento também contou com discursos inspiradores como o do mestre de cerimônia, Josenilton Paim, voluntário do CRAS, que destacou a necessidade de combater o racismo ao trazer o contexto histórico do dia que marca as celebrações em torno da luta das mulheres latino-americanas e caribenhas.
Além disso, o evento trouxe maior conscientização sobre o cuidado com a saúde com uma palestra proferida pela enfermeira Matildes dos Santos , que apresentou o novo médico do PSF à comunidade.
Por isso, o desfile, que aconteceu sob um céu nublado e com pancadas de chuvas, foi uma demonstração poderosa de união, identidade e cultura reforçando a importância de valorizar e apoiar as mulheres negras em sua jornada por igualdade e reconhecimento.
Fonte: Prefeitura de Santo Amaro