Prefeituras de 15 municípios não cumprem prazo sobre o IEGM
Apenas 15 prefeituras dos 417 municípios baianos não cumpriram o prazo legal para o envio dos dados utilizados para a elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, exercício 2021, ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O prazo se encerrou no último dia 13. A administração destas prefeituras terá agora que protocolar a solicitação – com a devida justificação – de um novo prazo para o envio das informações, que não pode ser superior a 15 dias.
A resposta aos questionários, enviados aos controladores internos das prefeituras, e posterior encaminhamento ao TCM com as informações e dados estatísticos utilizados para a definição do índice de efetividade das administrações municipais, é obrigatório, de acordo com a Resolução TCM nº 1344/2016. O não cumprimento poderá acarretar em sanção administrativa, quando da análise das contas anuais.
O objetivo do trabalho não é averiguar a efetividade da gestão de nenhum município em particular – e por isso as informações são preservadas e divulgadas apenas em seu conjunto – ou estabelecer qualquer tipo de ranking. Mas sim, obter, a partir da análise global dos dados municipais, indicadores que possam contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento e de melhor definição de prioridades e de políticas públicas.
Prefeituras que ainda não encaminharam os questionários do IEGM:
Prefeitura Municipal de ABARÉ
Prefeitura Municipal de APORÁ
Prefeitura Municipal de BONITO
Prefeitura Municipal de CENTRAL
Prefeitura Municipal de DÁRIO MEIRA
Prefeitura Municipal de FIRMINO ALVES
Prefeitura Municipal de GONGOGI
Prefeitura Municipal de JOÃO DOURADO
Prefeitura Municipal de MANOEL VITORINO
Prefeitura Municipal de MARAGOGIPE
Prefeitura Municipal de MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO
Prefeitura Municipal de PIRAÍ DO NORTE
Prefeitura Municipal de RIO DO ANTÔNIO
Prefeitura Municipal de SÍTIO DO MATO
Prefeitura Municipal de UIBAÍ.
Fonte: TCM